Alderico Silva e sua digníssima esposa Dinir Silva, o casal conviveram juntos por mais de 70 anos, Dona Dinir Silva faleceu em 18 de agosto de 2007, já o comendador Alderico Silva como era mais conhecido faleceu no dia 29 de janeiro de 2005, por volta das 13h no Pronto-Socorro Municipal João Viana.
Alderico Silva foi o maior empreendedor da história de Caxias, o motivo de seu falecimento foi uma parada cardíaca, complicada por uma insuficiência respiratória. Ele começou a se sentir mal pela manhã, em casa na famosa mansão onde residia com a esposa Dinir Silva, quando foi levado para o Socorrão, onde os esforços médicos não conseguiram evitar o seu falecimento.
Os médicos e enfermeiros de plantão no Pronto-Socorro choraram com a constatação do falecimento do comendador.
Alderico Silva foi um dos grandes, se não o maior empreendedor de Caxias. Na década de 50 montou um império comercial que faria história no município e na região. Sua visão empresarial o fez levar para a Princesa do Sertão a primeira revendedora de veículos da marca Jeep Willys-Overland. Foi proprietário do Bazar do Japão, onde eram vendidos os artigos importados mais finos da região, encontrados somente na Europa.
Na segunda metade do século XX, fundou a primeira maternidade e hospital público de Caxias, o “Miron Pedreiras”. Com sua visão progressista, Alderico Silva foi proprietário de boa parte do centro comercial de Caxias. Sua influência também se estendeu à política. Era cunhado e amigo íntimo do senador Alexandre Costa – irmão de Dinir Silva – e teve dois filhos na Assembléia Legislativa: Aldenir Silva, que chegou à presidência da Assembléia Legislativa e assumiu interinamente o Governo do Estado, e Getúlio Silva, empresário que também exerceu um mandato de deputado estadual. Alderico Silva era amigo e aliado político do senador José Sarney e da senadora Roseana Sarney, a quem ela sempre fazia questão de visitar quando visitava a Caxias.
Fonte: Memórias de Caxias MA
Nenhum comentário:
Postar um comentário