quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Decisão de juíza no TO viola a Liberdade de Imprensa



A FENAJ e outras organizações que compõem a Coalizão em Defesa do Jornalismo repudiam veementemente a decisão da juíza Edssandra Barbosa da Silva Lourenço, da 4ª Vara Cível de Palmas (TO), que levou à suspensão de todo o site Diário do Centro do Mundo (DCM).


🔹A decisão foi tomada no âmbito de uma ação movida pela deputada estadual Janadi Valcari (PL), que processou o DCM por publicar, em novembro de 2023, a notícia de que ela teria faturado R$ 23 milhões em um suposto esquema envolvendo shows da banda Barões da Pisadinha. Ela foi empresária da banda até dezembro passado.


🔹A decisão que levou o site inteiro do DCM a sair do ar expõe a situação precária de segurança jurídica a que estão submetidos jornalistas e meios de imprensa. A decisão tem também um efeito intimidatório e inibe o trabalho da imprensa em todo o país.


🔹As organizações signatárias pedem à Justiça que não só restabeleça o site com urgência, mas que atue para garantir a liberdade necessária para o exercício do jornalismo no Brasil.


🔹Assinam a nota, além da FENAJ, a @abraji_ o @institutotornavoz a @ajor_digital o @intervozes e a Repórteres Sem Fronteiras


Fonte Instagram da FENAJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário